Ariete Brasil

Cozinha à vapor: benefícios e como fazer

Cozinhar à vapor é uma técnica nascida e difundida há séculos no Oriente e na África, só nos últimos anos é que os países ocidentais descobriram os muitos benefícios que essa alternativa saudável e saborosa tem a oferecer. Em particular, é recomendado a todos aqueles que pretendem levar à mesa pratos saborosos, mas também elaborados com ingredientes que mantêm o seu sabor original e sobretudo as suas propriedades naturais. Isso ocorre porque o cozimento a vapor mantém quase inalterada a quantidade de vitaminas e sais minerais naturalmente presentes nos alimentos, utilizando menor quantidade de gorduras e temperos.

Cozinhar a vapor: benefícios e vantagens

Antes de descobrir como cozinhar a vapor de uma forma perfeita e particularmente simples, devemos necessariamente esclarecer como funciona o cozimento a vapor e sobretudo quantas e quais são as suas vantagens e benefícios para o nosso bem-estar – e para o do nosso paladar! Quanto ao primeiro ponto, cozinhar a vapor significa evitar o contato direto entre a água e os alimentos no momento de cocção, graças a uma técnica muito admirada e utilizada especialmente pelas culturas orientais. Também aqui desembarcado por nós, que soubemos capitalizar a tradição gastronómica chinesa e japonesa, explora o princípio da convecção, ou seja, a transmissão de calor que ocorre através do movimento de um gás – nomeadamente vapor – para o aquecimento de um corpo mais frio.

Então, diferente da fervura clássica, é o próprio vapor que atua no processo de aquecimento, graças ao fato de conter mais energia do que a água ao ferver. Os alimentos são então cozinhados de forma lenta e uniforme, em um processo úmido e ventilado, e não muito agressivo, de forma a preservar as características do alimento. O cozimento à vapor é saudável porque permite preservar todas as propriedades nutricionais dos alimentos, rápida porque acontece de forma veloz e ecológica porque respeita o ambiente.

Ainda não se convenceu de entrar para o mundo de cozimento à vapor? Quem sabe os parágrafos seguintes consigam te mostrar um outro ângulo dessa modalidade.

Alimentos mais saudáveis

Como já mencionado, com o cozimento à vapor os alimentos preservam melhor suas propriedades, visto que não entram em contato direto com a água. Desta forma, podemos assimilar naturalmente todas as vitaminas hidrossolúveis, substâncias antioxidantes e minerais presentes e obter deles o máximo benefício psicofísico. Como não existe imersão, todos os alimentos mantêm um sabor mais rico e genuíno, isento de gorduras e óleos, adequando-se às necessidades particulares das dietas hipocalóricas.

Também recomendado pela OMS, o cozimento à vapor reduz a inflamação e a consequente sensação de peso associada aos alimentos ricos em gordura. Como os alimentos cozidos no vapor contêm menos calorias e não contêm ácidos graxos prejudiciais ao organismo, o processo de digestão será mais regular. Além disso, também é capaz de evitar os riscos causados pela formação de substâncias de difícil ou prejudicial digestão, típicas da cocção a altas temperaturas.

Menos tempo de cozimento

Os tempos de cozimento à vapor são decididamente curtos , principalmente quando se utiliza a Panela à Vapor Elétrica de Ariete, o que nos permite economizar tempo e energia. Além disso, graças à presença de 3 andares, podemos preparar vários pratos ao mesmo tempo utilizando o mesmo vapor libertado no cozimento.

Menos resíduos

Outra vantagem oferecida pelo uso do vapor para cozinhar alimentos é a economia. Ao optar por este tipo de cozinha em vez das tradicionais pouparemos certamente em energia eléctrica, em benefício das nossas contas e do ambiente. Sem contar que evitaremos o desperdício comendo um prato delicioso que requer pouquíssimos ingredientes: apenas água e sal.

Cozinhando com a Panela à Vapor Elétrica de Ariete.

O cozimento a vapor é adequado para quase todos os alimentos de origem vegetal, como vegetais, legumes e arroz . Até a carne se presta à técnica mais difundida da Terra do Sol Nascente, assim como os peixes de carne branca e delicada e os vários tipos de crustáceos. 

Em apenas 40 segundos o vapor estará pronto para iniciar o cozimento, que se realiza nos 3 cestos fornecidos – para cozinhar muitos pratos ao mesmo tempo. Além disso, teremos também à mão um prático recipiente para cozinhar arroz, perfeito para preparar sushi ou pratos tradicionais asiáticos. Se isso não bastasse, o tanque da panela é fácil de encher mesmo durante o funcionamento, com o nível da água sempre visível.

Desfrute do melhor de cada alimento com esses e outros produtos Ariete.

Continue acompanhando nosso blog para dicas e receitas que darão ainda mais sabor aos seus dias.

Produtos relacionados

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cozinha Vintage: como mobiliá-la com estilo!

Hoje, o vintage não é apenas uma moda, mas quase como um estilo de vida, uma forma de se expressar dentro da sua própria casa. Para muitos, mobiliar uma cozinha vintage significa recuperar móveis e acessórios do passado, embelezá-los com acabamentos e materiais que também são apreciáveis ​​num estilo de

Leia Mais

Pizza caseira pronta em 4 minutos!

Nada supera o aroma irresistível de uma massa recém-assada. Crocante e macia ao mesmo tempo, com uma explosão de sabores frescos e aromáticos das coberturas que se misturam harmoniosamente.  Fazer pizza é uma arte antiga e fascinante que transforma ingredientes simples em um banquete para o paladar, melhor que isso

Leia Mais
0