Ariete Brasil

Tomates confit direto na Air Fryer: a receita

Com preparo de apenas 20 minutos, os tomates confit na air fryer são tão macios e saborosos que você vai querer acrescentá-los a qualquer prato. São perfeitos para acompanhar pizzas e bruschettas, mas também como acompanhamento simples e para dar mais sabor a saladas e massas, quentes ou frias.

Corte tomates cereja ao meio e tempere-os com alguns ingredientes simples: sal, azeite extra virgem, açúcar, pimenta e orégano, para uma receita de origem francesa que mantém todo o sabor inconfundível do tomate cereja mesmo depois de cozido.

A receita tradicional exige que sejam preparados no forno, mas normalmente é um preparo muito longo (estamos falando de mais de duas horas em temperatura baixa). Os tomates confit feitos na air fryer poupam tempo, esforço e eletricidade, e ficam caramelizados, perfumados e suculentos.

COMO FAZER TOMATE CONFIT NA AIRFRYER

A receita de tomate confit da air fryer Ariete representa uma alternativa leve e tradicional, você levará para a mesa um condimento de sabor e consistência inconfundíveis. Principalmente no verão (mas vale durante o ano todo), substituir o cozimento clássico no forno pela airfryer nos garante alimentos sempre saborosos e saudáveis.

INGREDIENTES
  • 250 gramas de tomate cereja (orgânico, se possível)
  • 1 colher de chá de azeite extra virgem
  • orégano seco – a gosto
  • açúcar mascavo (granulado também serve) – a gosto
  • sal – a gosto.
PREPARAÇÃO

Em primeiro lugar, coloque os tomates cereja em uma peneira e lave-os bem, depois seque-os com um pano limpo. Corte os tomates ao meio e coloque-os numa tigela, temperando com azeite extra virgem, orégano seco, sal e açúcar mascavo. Agora misture bem todos os ingredientes.

Depois de terminar de temperar os tomates cereja, é hora de distribuí-los diretamente no cesto da fritadeira, com a barriga cortada do tomate posicionada para cima. Antes de ligar o aparelho, polvilhe os tomates com outra camada de açúcar mascavo. Agora podemos começar uma primeira cocção a 160º durante cerca de 10 minutos, depois a 180º durante mais 5 minutos e finalmente a 200º durante os últimos 5 minutos.

Ao final dos 20 minutos, os tomates confit estarão visualmente “secos”: ao mordê-los, porém, você sentirá o sabor caramelizado e delicioso desta receita versátil.

CONSELHO DE ARIETE PARA TOMATES CONFIT PERFEITOS

Cozinhar tomates confit em uma air fryer pode variar naturalmente no tempo, dependendo do modelo de air fryer utilizado. Para esta receita escolhemos a air fryer Ariete de 9 litros: graças ao ar quente, não será necessário adicionar muito óleo e os sabores permanecerão intactos. De todo modo, para obter resultados saborosos é uma boa ideia seguir algumas dicas úteis para um resultado impecável.
Independente do modelo da air fryer, lembre-se de nunca aumentar muito a temperatura, para dar ao tomate cereja o tempo certo para secar sem queimar na superfície. Durante o cozimento verifique de vez em quando se os tomates não caramelizaram muito, se isso acontecer, basta baixar a temperatura e prolongar o tempo de cocção em alguns minutos. Já, se os tomates ainda não estiverem caramelizados, continue cozinhando a 200 graus por mais alguns minutos.
Os tomates confit preparados na air fryer Ariete podem ser armazenados em recipientes na geladeira por no máximo 2 ou 3 dias.

Faça você também na sua casa, poste nas suas redes sociais e marque o nosso perfil @arietebrasil 🍅📸

Produtos relacionados

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cozinha Vintage: como mobiliá-la com estilo!

Hoje, o vintage não é apenas uma moda, mas quase como um estilo de vida, uma forma de se expressar dentro da sua própria casa. Para muitos, mobiliar uma cozinha vintage significa recuperar móveis e acessórios do passado, embelezá-los com acabamentos e materiais que também são apreciáveis ​​num estilo de

Leia Mais

Pizza caseira pronta em 4 minutos!

Nada supera o aroma irresistível de uma massa recém-assada. Crocante e macia ao mesmo tempo, com uma explosão de sabores frescos e aromáticos das coberturas que se misturam harmoniosamente.  Fazer pizza é uma arte antiga e fascinante que transforma ingredientes simples em um banquete para o paladar, melhor que isso

Leia Mais
0