Ariete Brasil

Decore sua cozinha no estilo Shabby Chic

O estilo ‘shabby chic’ une uma decoração provençal romântica com uma mobília mais desgastada e antiga e pode ser a alternativa ideal para você adicionar à sua cozinha. Entre tons delicados, móveis antigos e até pequenos eletrodomésticos com cores e formatos vintage, podemos transformar um ambiente no verdadeiro coração da casa.

História do estilo

A cozinha ‘shabby chic’ tem sido um sucesso revivido nos últimos anos, devido àquela que é uma das tendências mais populares do momento: o Vintage. Originário do interior da Grã-Bretanha, esse estilo de aparência aparentemente desgastada é na verdade uma evolução do estilo country, mas prefere objetos e móveis com aspecto antigo – e é cada vez mais caracterizado por móveis recuperados e devidamente restaurados, bem como acessórios requintados. Isto não significa que o mobiliário da nossa cozinha deva rimar com descaso: pelo contrário, cada elemento de uma cozinha shabby deve ser selecionado com o devido cuidado para recriar um ambiente requintado e sonhador.

Móveis e acessórios

Numa cozinha decorada em estilo shabby chic, certamente não podem faltar cores neutras e delicadas como branco, bege, marfim ou cinza pomba, talvez para combinar com rosa, lilás, cinza pérola, azul pastel, lavanda ou verde oliva. No que diz respeito aos móveis e acessórios, as cores utilizadas devem necessariamente apresentar um efeito deliberadamente desgastado, obtido graças a uma técnica particular de pintura que leva o nome de decapê. O decapê é muito versátil, podendo também ser aplicado em diversos outros acessórios da cozinha, incluindo esquadrias de portas e janelas de madeira. Da mesma forma, na escolha dos materiais devemos preferir os naturais: portanto, opte por superfícies de madeira, terracota e pedra, bem como linho, algodão e cânhamo para os tecidos de cortinas e toalhas de mesa.

Para um estilo com aspecto de antiguidade como o que vemos nas revistas, a busca por móveis adequados para a cozinha recai sobre móveis de parede, mesas e aparadores estritamente em madeira maciça. A mesa da cozinha, em particular, é preferencialmente redonda para favorecer o convívio durante as refeições ou retangular com cantos arredondados, enriquecida com bancos de madeira ou com cadeiras bistrô, em ferro forjado ou com assentos de palha. Podemos divertir-nos muito com os bancos, combinando muitos diferentes e alternando-os com bancos práticos.

Outro elemento essencial na decoração de uma cozinha surrada é o aparador. Pode ser alto ou baixo, aberto ou com portas, ou ainda com ou sem vitrine, para expor os serviços da avó e as louças de cerâmica conforme dita o estilo. Além disso, podemos completar o ambiente com um móvel de época, como uma cômoda antiga ou um carrinho de comida de ferro particularmente desgastado.

Os acessórios de decoração

A escolha dos acessórios mais adequados é igualmente importante para garantir que a cozinha tenha um aspecto verdadeiramente despojado. Basta pensar em simples latas, moedores de café manuais ou preciosos recipientes de porcelana e vidro, mas também em antigos utensílios de cozinha de cobre e um elegante lustre suspenso de vime ou tecido. Abra espaço também para velas, molduras estragadas, relógios de parede e baús de madeira, para serem decorados com almofadas com florais.

Cozinha shabby chic com linha Vintage Ariete

Uma cozinha chique e que se preze não pode prescindir de eletrodomésticos funcionais e bonitos; ficar exposto mesmo após o uso. É por isso que a Linha Vintage Ariete oferece peças com estilo único e adequadas a cada necessidade. Todos em diferentes cores e tons pastel, incluem Liquidificador com Copo de Vidro, Torradeira, Chaleira e Espremedor de Frutas Cítricas. Tudo o que é necessário para uma cozinha com o estilo de outros tempos e equipada com todo o conforto para nos ajudar nas nossas práticas culinárias diárias.

Continue acompanhando nosso blog para dicas e receitas que darão ainda mais sabor aos seus dias.

Produtos relacionados

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cozinha Vintage: como mobiliá-la com estilo!

Hoje, o vintage não é apenas uma moda, mas quase como um estilo de vida, uma forma de se expressar dentro da sua própria casa. Para muitos, mobiliar uma cozinha vintage significa recuperar móveis e acessórios do passado, embelezá-los com acabamentos e materiais que também são apreciáveis ​​num estilo de

Leia Mais

Pizza caseira pronta em 4 minutos!

Nada supera o aroma irresistível de uma massa recém-assada. Crocante e macia ao mesmo tempo, com uma explosão de sabores frescos e aromáticos das coberturas que se misturam harmoniosamente.  Fazer pizza é uma arte antiga e fascinante que transforma ingredientes simples em um banquete para o paladar, melhor que isso

Leia Mais
0