Ariete Brasil

Queijo ralado: tipos adequados e como armazenar

O queijo é um daqueles ingredientes essenciais na nossa mesa, muito difundido na cozinha tradicional italiana. De norte a sul, são muitos os tipos criados e apreciados, que satisfazem os paladares mais exigentes e variados. Além disso, é um alimento particularmente versátil, oferecido em muitas variações: salgado, picante, doce, temperado ou fresco, é impossível não encontrar pelo menos um que atenda ao nosso gosto. Ao ser ralado, transforma-se no condimento ideal para deixar pratos saborosos e completos na medida certa, além de fornecer ao nosso corpo uma boa quantidade de cálcio. Se é verdade que não existe massa sem queijo ralado, agora vamos descobrir quais as variantes mais adequadas para ralar e como tê-las sempre prontas à mesa sem esforço, sem esquecer as soluções para melhor conservá-las.

Queijos para ralar: quais são os melhores 

Para nós, é praticamente impossível abrir mão do queijo no macarrão. O queijo ralado é obrigatório principalmente para quem aprecia massas, e é capaz de tornar saborosas e deliciosas até as receitas mais simples e fáceis de preparar. Sem esquecer o seu papel fundamental nos primeiros e segundos pratos a cozinhar no forno , aos quais confere consistência e sabor únicos. Considerando que nem todos os queijos são iguais, vejamos quais as variedades mais indicadas para ralar, entre todas as opções. 

Grana Padano

O Grana Padano é um dos ingredientes mais nobres da nossa mesa, assim como o queijo italiano mais apreciado em todo o mundo. É um queijo ralado leve, com baixo teor de gordura, de alta digestibilidade e recomendado por nutricionistas como preciosa fonte de energia. Sem dúvida é o mais utilizado na gastronomia do país, pois graças ao seu sabor está mais ligado às massas e a muitos primeiros pratos assados, como a lasanha. 

Parmigiano Reggiano

O Parmigiano Reggiano é sem dúvida um dos símbolos da gastronomia italiana. Em segundo lugar na produção e exportação, é muito semelhante em forma, cor e textura ao seu “primo” Grana Padano, mas possui propriedades e características peculiares que o tornam absolutamente inconfundível. Mesmo quando pouco amadurecido – sua maturação mínima é de 12 meses – é saboroso e herbáceo, ao contrário do Grana Padano, conhecido por suas notas doces e leitosas. A massa, por outro lado, é bastante macia, enquanto as notas dos aromas são menos intensas. 

Pecorino

É praticamente impossível não reconhecer o aroma e sabor do pecorino. Composto apenas por leite e coalho, é produzido de acordo com vários tipos de maturação e seguindo aqueles segredinhos que são transmitidos de geração em geração. Segundo os melhores chefs, é preferível ralá-lo na hora, para melhor captar a intensidade do aroma deste queijo único no mundo.

Como ralar queijo com seu Ralador Elétrico Grati

Ter sempre à disposição queijo ralado fresco e saboroso é o sonho de quem experimenta cozinhar. Fazer é muito fácil – e muito prático – utilizando o seu Ralador de Queijo Elétrico sem fio Ariete Grati 440, fácil de usar e conta com motor de última geração e baterias para ralar na medida certa o seu queijo preferido.

O modelo economiza espaço e reduz a desordem na bancada da cozinha, com apenas a pressão de um dedo podemos ralar qualquer coisa, até os alimentos mais duros e resistentes. Todos os componentes do Grati Ariete também podem ser desmontados e lavados diretamente na máquina de lavar louça.

Como armazenar queijo ralado

Para melhor conservar o queijo ralado, é necessário seguir algumas regras muito simples, mas fundamentais para preservar a sua frescura, juntamente com o sabor e os aromas. Existem dois tipos de soluções para superar a rápida deterioração do queijo. A primeira envolve armazená-lo em local fresco e seco, como uma adega ou a geladeira clássica (neste caso deve ser armazenado em recipientes hermeticamente fechados por no máximo 2 ou 3 dias). Em alternativa, podemos sempre proceder o congelamento utilizando o saco adequado, pois o queijo ralado contém muito pouca água e não tende a transformar-se em gelo (com prazo de validade indicado de três a seis meses).

Produtos relacionados

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cozimento a vapor e a preservação dos micronutrientes

Os micronutrientes são vitaminas e minerais essenciais para diversas funções no corpo, como o fortalecimento do sistema imunológico, o metabolismo energético e a manutenção da saúde celular. No entanto, muitos desses nutrientes são altamente sensíveis ao calor e à forma como os alimentos são cozidos, resultando em uma perda significativa

Leia Mais
0